RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2011

30 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

PROVA BRASIL.


O que é Prova Brasil e o que é Saeb?

São avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Para que servem a Prova Brasil e o Saeb?

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disto, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do País.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A HORA DO PLANETA.



Vídeo Oficial da Hora do Planeta 2011

A HORA DO PLANETA.


Seja iluminado e apague a luz

Sábado dia 26/03, das 20h30 às 21h30, a Hora do Planeta 2011 é ato pela energia e vai apagar luzes em todo o mundo.


Após manifestações em 4,3 mil cidades de 105 países no ano passado, a Hora do Planeta 2011 chega neste ano com promessas de mais adesões elevando para 130 as nações envolvidas. Para participar, basta desligar luzes entre 20h30 e 21h30 deste sábado (26).

Além de prefeituras como Jundiaí e Várzea Paulista, o ato tem na região a participação de empresas como a Rede Russi de Supermercados, a Coca Cola Brasil, a Rede McDonald´s e o Villa Pizza Bar, entre outras. Mas a maior capilaridade é dada por cidadãos comuns.

“É um movimento para mostrar que queremos uma solução para o aquecimento global”, afirma Denise Hamú, secretária-geral da organização não-governamental WWF Brasil e integrante da coordenação global da campanha.

O motivo é importante, afirma o presidente do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Fábio Storari. Para ele, trata-se de um exercício sobre como seria nossa vida sem tanto consumo de energia.

“Por uma hora, podemos notar que estamos totalmente dependentes da eletricidade ou baterias. Esse modelo pode não ser sustentável. Veja o caso de vazamento na usina nuclear no Japão ou de conflitos em novas barragens hidrelétricas no Brasil. Vai ser preciso reduzir o desperdício”, afirma Storari.

27 · DIA DO CIRCO

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.




Como surgiu o circo

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.





RESPEITO E VALORIZAÇÃO.

Depois da inauguração da Escola do Cantã e da Escola de Educação Infantil neste final de semana próximo será inaugurado o Telecentro Municipal, este espaço terá como finalidade servir a comunidade com acesso a internet e a aulas de informática totalmente gratis.

28/03 · DIA DO DIAGRAMADOR.

quinta-feira, 24 de março de 2011

RESPEITO E VALORIZAÇÃO.

Sábado dia 19/03 a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Prefeitura Municipal inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Cantã" que fica localizada na Comunidade do Cantã, a escola foi totalmente reformada e ampliada além de ganhar um refeitório e um laboratório de informática.

Nesta sexta-feira dia 25/03 a Secretaria de Educação irá inaugurar o prédio da Educação Infantil que depois de anos servindo como anexo da escola "João Gomes" foi devolvido a Escola Municipal de Educação Infantil "Raimundo Vieira Costa", a escola foi totalmente reformada e ampliada.

PARABÉNS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA PESSOA DA PROFª. VIVIANE ARAÚJO E A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO PARÁ NA PESSOA DO PREFEITO LOURIVAL FERNANDES DE LIMA. ISSO É UMA PROVA DE QUE A EDUCAÇÃO PODE SIM SER RESPEITADA E VALORIZADA....
Olá bom dia, estamos postando um pouco atrasado a data comemorativa do dia de ontem. Dia 23 de março se comemora o dia do Metereologista.

terça-feira, 22 de março de 2011

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.

Por Jorge Roriz.

sábado, 19 de março de 2011

19/03 · DIA DO CARPINTEIRO

ESTAMOS DE VOLTA.

Olá estamos de volta depois de passarmos alguns dias sem postar. O ano letivo começou e tivemos que ficar off-line por auguns dias, mas estamos de volta e a todo vapor...

sábado, 12 de março de 2011

ESCOLAS SENDO REFORMADAS E AMPLIADAS.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "TEODORO COSTA"
COMUNIDADE: TRANSCAETÉ
OBRA: CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS COM ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CONSTRUÇÃO DE UM REFEITÓRIO, CONSTRUÇÃO DE UM PÉ PARA CAIXA D`AGUA E PERFURAÇÃO DE UM POÇO.






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "MANOEL GERÔNIMO DE AVIZ"
COMUNIDADE: KM 37
OBRA: RECOSNTRUÇÃO DA ESCOLA, CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS COM ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CONSTRUÇÃO DE UM REFEITÓRIO E CONSTRUÇÃO DE UM PÉ PARA CAIXA D`AGUA.






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "CANTÃ"
COMUNIDADE: CANTÃ
OBRA: CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS COM ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CONSTRUÇÃO DE UM REFEITÓRIO E CONSTRUÇÃO DE UM PÉ PARA CAIXA D`AGUA E PERFURAÇÃO DE UM POÇO.




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "FRANCISCO FERREIRA BESSA"
COMUNIDADE: BROCA
OBRA: CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE DUAS SALAS DE AULAS, CONSTRUÇÃO DU MURO DA ESCOLA, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS COM ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CONSTRUÇÃO DE UM REFEITÓRIO E PERFURAÇÃO DE UM POÇO.






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "ELOI CARDOSO"
COMUNIDADE: KM 48
OBRA: CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS COM ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CONSTRUÇÃO DE UM REFEITÓRIO.







ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "SÃO JOSÉ"
COMUNIDADE: SEDE - KM 46
OBRA: CONSTRUÇÃO DA SALA DE RECURSOS E LEITURA, CONSTRUÇÃO DA SALA DOS PROFESSORES E PEDAGÓGICA E REFORMA DOS BANHEIROS E ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE ESPECIAIS.

OBRA FEITA COM RECURSOS DA ESCOLA E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "JOÃO GOMES"
COMUNIDADE: SEDE
OBRA: REFORMA DA ENTRADA DA ESCOLA, ESTALAÇÃO DE VENTILADORES E PINTURA EMERGENCIAL DAS SALAS DE AULAS.
A ESCOLA PASSARÁ POR UMA GRANDE REFORMA AINDA ESTE ANO.