RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

28/04 - DIA DA EDUCAÇÃO.




Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.

Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.

Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.

E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

terça-feira, 26 de abril de 2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MISSA DE ABERTURA DO ANO LETIVO - 2011.






Fotos de abertura do ano letivo - 2011 - Acesse albúm completo na galeria de fotos do lado direito do blog.

DIA DO CONTABILISTA.

PÁSCOA.



ONTÉM 24/04, COMEMOROU-SE A PÁSCOA.

sábado, 23 de abril de 2011

23/04 - DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.



23/04 - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DO AUTOR.

Comemorou-se a 23 de Abril o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.

Este ano, proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Línguas, proporciona uma excelente oportunidade para reflectir sobre os aspectos linguísticos dos livros e sobre a particular importância da ligação entre os livros e as línguas, constituindo-se o primeiro como uma forma de expressão privilegiada.

Várias Bibliotecas Municipais comemoraram este dia com atividades ligadas ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

INAUGURAÇÃO.

RETIFICAÇÃO.


Dissemos aqui neste blog que a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Francisco Beserra Bessa" localizada na comunidade do Broca seria dia 30/04, mas na verdade será no dia 01/05 no dia do trabalhador. Neste dia os funcionários e alunos daquela escola estarão recebendo uma escola novinha em folha.

22/04 - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL - 511 ANOS.

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

22/04 - DIA DO PLANETA TERRA.







22/04 - DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

INAUGURAÇÃO.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará se preparam para mais uma inauguração desta vez será a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Francisco Bezerra Bessa" localizada na comunidade do Broca, a escola ganhou duas novas salas de aulas, um amplo laboratório de informática, um refeitório, secretaria, banheiros adaptados para alunos portadores de necessidades especiais, caixa d`agua, poço, varandas, rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e um muro em torno da escola no qual ainda não hávia sido construído. Além disso todas as dependências das escola passaram por uma grande reforma.


Data: 30/04/2011

Local: Comunidade do Broca.

Horário: Manhã


A Educação deste município está vicenciando um dos seus melhores anos na gestão da Professora Viviane Regina. Obrigado professora por valorizar a nossa educação e nossos profissionais.


Raul Sérgio N. Leal.

1º Secretário da E. M. E. F. "João Gomes".

20 . Dia do Disco.







20 · Dia do Diplomata.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

INAUGURAÇÃO


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer juntamente com a Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará estará realizando mais uma inauguração, desta vez será a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Teodoro Costa" na comunidade de Transcaeté. A escola ganhou um Laboratório de Informática, banheiros adaptados para alunos portadores de necessidades especiais, uma caixa d`agua, um poço e um refeitório e passou por uma reforma total.

Parabéns a Secretária de Educação na pessoa da professora Viviane araújo por mais esta obra.

Data: 19/04/2011.
Horário: 10:00h.

domingo, 17 de abril de 2011

A PÁSCOA SE APRÓXIMA...


Significado da Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, o comércio já se prepara para receber os consumidores ansiosos pelos maravilhosos e apetitosos ovos de chocolates, as crianças já começam a sonhar com a “visita” do coelho da Páscoa. Porém, o que poucos sabem é que a Páscoa - originada a mais de 3000 anos atrás e perpetua anos após ano - não se limita apenas ao consumismo e festejos. Confira a parte histórica dessa data tão importante.Celebrada tanto por judeus como por cristãos, a Páscoa (que vem do hebraico Pessach e significa passagem) é considerada como uma das maiores festa do mundo, mobilizando mais de 2 bilhões e 500 mil pessoas no mundo. E por ser comemorada por povos diferentes, ela possui significados distintos, porém nasceu do mesmo sentido - o sacrifício para a remissão dos pecados -, estando assim intimamente ligadas não só pela sua origem, mas também pela sua posição no calendário. A Páscoa Judaica teve origem durante o período de escravidão no Egito, para libertar seu povo do cativeiro Yahweh lançou 10 pragas, sendo a última a morte de todos os primogênitos, e para que não caísse sobre os judeus, Deus mandou imolar um cordeiro e passar seu sangue sobre as obreiras das portas, assim o anjo da morte não adentrasse naquele recinto. Cedendo a pressão do povo, o faraó foi obrigado a libertar o povo judeu, nascendo assim a Páscoa que para eles, que significa a passagem da escravatura para a terra prometida. Instituída na Bíblia Judaica em Êxodo 12, 14: “Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua”. A celebração dura oito dias, sinalizando também o período de duração das pragas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MAIS UMA VITÓRIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo

Por oito votos a um, os ministro do STF consideraram constitucional a lei do piso e mantiveram o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico dos professores (foto: arquivo do STF)












O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional o piso salarial nacional do magistério, atualmente de R$ 1.187,14. A decisão da Corte, tomada na tarde de quarta-feira, 6, decorre da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.167, ajuizada em outubro de 2008 pelos governos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

Por oito votos a um, o Supremo considerou a constitucionalidade da lei e manteve o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso), prevê a adaptação gradual de estados e municípios à remuneração do professores, além de suplementação da União, em caso de necessidade.

Dos 5.565 municípios brasileiros, 29 pediram a suplementação em 2009 e 40, em 2010. Para este ano, a previsão orçamentária da União destina R$ 800 milhões à suplementação. Os argumentos a favor da constitucionalidade foram apresentados ao STF pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, durante o julgamento.

Outra cláusula da Lei do Piso a ser submetida a julgamento do Supremo é o parágrafo 4º do artigo 2º — determina o cumprimento de no máximo dois terços da carga horária do magistério em atividades em sala de aula: “§ 4º Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.” Na análise de quarta-feira, não houve quorum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade da norma.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

INAUGURAÇÃO.

Na Casa do Cidadão funcionarão os serviços como aulas de informáticas gratuitas para a comunidade, acesso a internete, serão tirados documentos como, carteira de identidade, carteira de trabalho e reservista e no local também funcionará a biblioteca municipal...

Com certeza um belo espaço para a comunidade.

PARABÉNS A SECRETARIA MUNICIPAL NA PESSOA DA PROFESSORA VIVIANE REGINA E A PREFEITURA MUNICIPAL NA PESSOA DO PREFEITO LOURIVAL FERNANDES DE LIMA.

BRUTALIDADE.



O Brasil parou ontem dia 07/04/2011 depois que um ex-aluno de uma escola municipal do Rio de Janeiro invadio a escola e começou a atirar contra várias crianças inocentes, pelo menos 18 crianças foram atingidas e 12 foram mortas por este homem cruel e descontrolado. Esse tipo de violência é comum nos Estados Unidos nunca no Brasil.
Esperamos que este seja um caso isolado e que não volte a acontecer novamente

terça-feira, 5 de abril de 2011

ACESSE NOSSA GALERIA DE FOTOS E CONHEÇA NOSSOS TRABALHOS E PROJETOS...

MEIO AMBIENTE




PRESERVE NOSSO PLANETA...

segunda-feira, 4 de abril de 2011



Que seja belo seu dia ...
Que tenha sorrisos, suspiros e abraços. ...
Sinta pelo menos uma gota de alegria, ...
Desfrute do caminho, conte os seus passos. ...
Olhe o céu, as nuvens brancas ...
Sinta o vento soprando o rosto ...
Renove as velhas esperanças ...
Prove novos sabores, um novo gosto. ...
Distraia-se, não faça nada ...
Pelo menos, um minuto esqueça ...
Das vozes, dos sons, das estradas ...
Olhe nos olhos, deixe fluir a emoção ...
Não perca, a paixão, pois o corpo é mortal. ...
O que temos são apenas sentimentos, ...
Vontades, desejos e sonhos. ...
Vivemos de bons momentos, ...
Fantasias, visões e planos. ...
Mas de nada vale, se não temos um bom dia ...
Pois a vida é a soma de cada um ...
E na soma dos dias, ...
o saldo positivo é o que tem de ficar. ...
Então... que você tenha uma ...
ÓTIMA SEMANA !!!

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.

"Machado de Assis"


04 · Dia Nacional do Parkinsoniano.



O mal de Parkinson é uma doença neurológica que deve ser tratada para combater os sintomas e retardar seu progresso.

É uma doença que atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos.

A doença de Parkinson possui um curso vagaroso, regular e sem rápidas ou dramáticas mudanças, em oposição a outras enfermidades. Os principais sintomas causados pela doença são tremores, rigidez muscular, lentidão dos movimentos, alterações na fala e na escrita.

A doença não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano e não é uma doença fatal, nem contagiosa.

O diagnóstico da doença de Parkinson é feito por exclusão. Às vezes os médicos recomendam exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, análise do líquido espinhal, etc. Esses exames servem para ter a certeza de que o paciente não possui nenhuma outra doença no cérebro.

O diagnóstico da doença é feito baseada na história clínica do doente e no exame neurológico.

Não existe ainda nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção.

Quando mais cedo for feito o diagnóstico, melhores as chances de retardar o progresso da doença. Ao contrário do restante do organismo, as células do cérebro, não se renovam.

Por isso, nada há a fazer diante da morte das células. A grande arma da medicina para combater o Parkinson são os remédios e cirurgias, além da fisioterapia e a terapia ocupacional. Todas elas combatem apenas os sintomas. A fonoaudióloga também é muito importante para os que têm problemas com a fala e a voz.

A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.

E até os dias atuais as causas e a cura para a doença permanecem desconhecidas.

Na data em que se comemora o dia do Parkinsoniano é importante lembrar que na última década houve uma grande evolução das técnicas neurocirúrgicas e uma melhor compreensão dos mecanismos da doença. Isso que possibilita melhor qualidade de vida para o portador do mal de Parkinson.

Fonte: Cuidados de Parkinson do Governo

sábado, 2 de abril de 2011

REUNIÃO.

Sexta-feira dia 01 de abril não tivemos aulas nas escola do município de Santa Luzia do Pará por conta de uma reunião com todos so funcionários de apoio. Auxiliares de Secretaria, Porteiros, Serventes Vigias e muitos outros particuparam de uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Profª. Viviane Regina a principal pauta da reunião era para falar sobre a nova carga horária de trabalho de toda a categoria que subiu de seis horas diárias para oito horas. A carga horária está descrita nos editais dos concursos públicos do município e agora tem que estrar em vigor.