RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

FORMAÇÃO.

Amanhã, quinta-feira os professores do município estarão desembarcando em Bragança para mais uma etapa de estudos, a prefeitura estará disponibilizando carros para as mudanças de quem estuda naquela cidade, pois os que estudam em Capanema vão e vem todos os dias.

terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTAS JUNINA

Hoje a Escola "João Gomes" estará realizando sua tradicional Festa Junina com apresentações de danças e comidas típicas da época.

LOCAL: Escola "João Gomes"
HORÁRIO: 15:00HS.

NÃO PERCA!!!

FORMAÇÃO CONTINUADA (PARFOR).

Ontem, dia 27/06 a Secretária Municipal de Educação professora Viviane Regina se reuniu com todos os professores que estão inseridos do Programa PARFOR para uma reunião na qual foi discutido o segunbdo período de estudos 2011. A reunião aconteceu na Escola "João Gomes".

ASSUNTO: Data da mudança, saída dos ônibus e auxilio formação.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Listão de classificados para o PARFOR 2011-II

SELECIONADOS DO 2° SEMESTRE DE 2011

INSTITUIÇÃO:Universidade Federal do Pará
PÓLO:Bragança
CURSO:LICENCIATURA EM FILOSOFIA
VAGAS OFERTADAS:40
VAGAS PREENCHIDAS:40
CLASSIFICADOS

RORIMA DIANA OLIVEIRA ESTEVES
SANDRA MARIA PINTO DA SILVA


INSTITUIÇÃO:Universidade Federal Rural da Amazônia
PÓLO:Capanema
CURSO:Licenciatura em Ciências Naturais
VAGAS OFERTADAS:40
VAGAS PREENCHIDAS:40
CLASSIFICADOS

ANTONIA TATIANE BARROS DE FREITAS
CELIA GOMES MEIRELES
FERNANDA LOURENCO UMBELINO
MARIA CLEIA PASTANA MARQUES
MARIA IVANILZA PEREIRA BARROS
MARIA VALDICLEIDE DOS SANTOS OLIVEIRA
MARILIA GABRIELA DO NASCIMENTO DA SILVA
MAURICIO VIEIRA DE QUEIROZ
SAMARA DO SOCORRO REIS DO NASCIMENTO
SHIRLEY MACIEL DA SILVA
SONIA ARAUJO MARTINS


INSTITUIÇÃO:Universidade Federal Rural da Amazônia
PÓLO:Capanema
CURSO:LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
VAGAS OFERTADAS:40
VAGAS PREENCHIDAS:40
CLASSIFICADOS

ANTONIA LUCIA SILVA MACIEL


INSTITUIÇÃO:Universidade Federal Rural da Amazônia
PÓLO:Capanema
CURSO:LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
VAGAS OFERTADAS:40
VAGAS PREENCHIDAS:40
CLASSIFICADOS

ANA MARTINS DA SILVA
DULCICLEIA DA COSTA SILVA
JANE NOBRE DA SILVA
JOZILENE BORGES BANDEIRA
ODINEIA SILVA DOS SANTOS
ROSANGELA MARIA MARINHO ALMEIDA
SANDRA DO SOCORRO MOREIRA DE OLIVEIRA


INSTITUIÇÃO:Universidade Federal Rural da Amazônia
PÓLO:Capitão Poço
CURSO:LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
VAGAS OFERTADAS:40
VAGAS PREENCHIDAS:40
CLASSIFICADOS
MANOEL RAIMUNDO CASTRO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS

FESTAS JUNINAS

FESTAS JUNINAS

HISTÓRIA DAS FESTAS JUNINAS

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI - 2011

CORPUS CHRISTI - 2011

23 DE JUNHO DE 2011

DIA DE CORPUS CHRISTI

O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira.
É uma data comemorativa criada pelo Papa Urbano V, no ano de 1240.

Maria partiu para visitar Isabel: a primeira procissão do Corpus Christi

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá.
A fórmula "naqueles dias", freqüente em Lucas, é usada aqui para interligar o relato da visita a Isabel com o relato anterior do anúncio do anjo e com o cântico do Magnificat que segue.

Depois de seu consentimento, Maria ficou grávida de Jesus e foi invadida por uma alegria literalmente entranhável. No seu seio começou a crescer, nutrido com seu sangue, o Verbo que assumiu nossa carne. A primeira palavra da saudação do anjo,"Alegra-te!", tornou-se em Maria uma realidade visceral.

Depois de permanecer durante alguns momentos em silêncio, agradecendo e adorando, Maria sentiu a necessidade imperiosa de comunicar sua imensa alegria aos outros.

Aquela que se definiu a si mesma como "a Serva do Senhor" é apresentada como protagonista do relato da visita a Isabel desde o início.

Ela é o sujeito dos quatro verbos dos dois primeiros versículos: "Pôs-se a caminho", "foi com toda pressa", "entrou na casa de Zacarias", "saudou Isabel".

O verbo "pôr-se a caminho" tem em Lucas o significado teológico de disponibilidade e obediência aos planos de Deus.

A prontidão de Maria é ainda mais enfatizada pelo uso da preposição "para" (eis), repetida três vezes nos dois versículos.

A expressão "apressadamente" não quer descrever o estado psicológico de Maria, nem acentuar, primária e diretamente, a presteza externa com que parte.

O que o evangelista quer sublinhar é a atitude interior de fé e de obediência de Maria. Sua "pressa" está dinamizada pelo fervor interior, pela alegria e, sobretudo, pela fé.

Maria parte para as montanhas de Judá, não para verificar o que lhe foi dito pelo anjo, mas movida pelo desejo de ver o que Deus operou em Isabel, para congratular-se com ela, para com ela partilhar a graça que ela própria recebeu e para ajudar sua parenta nos últimos meses da gravidez.

A autocompreensão e a conduta de Maria, "a Serva do Senhor", antecipam a autocompreensão e a prática de Jesus, que veio "não para ser servido, mas para servir".
Durante a longa viagem de Nazaré a Ain Karim, Maria recorda as palavras do diálogo com o anjo, "ponderando-as no seu coração".

Toda a sua atenção está voltada para o "Filho do Altíssimo" que carrega no seu seio. Jesus, nosso Salvador, está sendo incessantemente gestado, nutrido e carregado no seio de Maria de Nazaré, uma mulher de nossa raça.

Podemos dizer, portanto, com J. L. Martín Descalzo, que a viagem de Maria de Nazaré até as montanhas da Judéia foi "a primeira procissão do Corpus Christi".

O corpo da Virgem de Nazaré foi o ostensório vivo que carregou pela primeira vez o corpo de Cristo, ostensório mais precioso que todos os que serão feitos, de ouro e de pedras preciosas, pelos mais famosos ourives ao longo dos séculos.

Reflitamos sobre nós mesmos. Se realmente acreditarmos que Jesus - agora já ressuscitado - está dentro de nós, nossa atenção estará, como esteve a de Maria, centrada nele; ele será nosso tesouro e nós seremos seus portadores. À medida, porém, em que, como Maria, fizermos a experiência de ter sido agraciados por Deus, não ficaremos fechados em nós mesmos, mas sairemos para proclamar as maravilhas que Deus operou em nós.

Iremos ao encontro dos outros para partilhar com eles nossa alegria e para nos alegrar com as bênçãos que eles receberam. Em outras palavras, quem experimentou a presença do Salvador, não o guarda só para si; leva-o aos que estão longe, leva-o aos que estão esperando por ele, mesmo que o caminho seja longo e ainda que seja necessário enfrentar toda sorte de dificuldades e obstáculos.

Este texto foi extraído do Livro "Assumiu a nossa Carne e acampou entre nós", do Pe Álvaro Barreiro

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PRÓ-LETRAMENTO

Hoje dia 17/06 está encerrando o Pró-Letramento de Língua Portuguesa e Matemática das séries inciais, o curso teve início no ano de 2009 e está terminando neste ano de 2011, participaram do curso professores da zona urbana e zona rural. O curso foi totalmente financiado pela Secretaria Municipal de Educação que nunca esteve tão ativa quanto na gestão da professora Viviane Regina a Secretária de Educação.



O Pró-Letramento foi ministrado pelas professoras Maria Lucieth e Cilene Maria, a professora Maria Lucieth trabalha na rede estadual de ensino e a professora Cilene na rede municipal de Ensino.






Com certeza tudo que foi ensinado será levado para dentro das salas de aulas pelos professores do município.[






OBRIGADO PROFESSORA VIVIANE REGINA POR ESTÁ ACREDITANDO NA EDUCAÇÃO DESTE MUNICÍPIO.




PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTE PROJETO...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RESPEITO E VALORIZAÇÃO

Depois de entregar totalmente reformadas a Escola Municipal de Educação Infantil "Raimunda Vieira Costa", na sede do município, na qual mais da metade de suas salas são climatizadas, Escola Municipal de Ensino Fundamental "Teodoro Costa", localizada na comunidade da Transcaeté, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Francisco Bezerra Bessa", localizada na comunidade do broca, a única escola municipal do nordeste do estado a ser totalmente climatizada, neste dia 18/06 será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Maria Tiaga" localizada na comunidade quilombola do Tipitinga. A escola ganhou refeitório, laboratório de informática, horta, caixa d`agua, poço e sem falar na sua total reforma e ampliação, isso sim que é respeito com o dinheiro público, pois aquela comunidade não via uma reforma acontecer naquela escola a muuuuuito tempo.

Parabéns a Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Professora Viviane Regina da Silva Araújo e a Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará na pessoa do Prefeito Lourival Fernandes de Lima e a Secretaria Municipal de Obras na pessoa do Sr. Edson Martins.

Há não podemos deixar de lembrar quando se fala de respeito e valorização que a poucos dias atrás os professores deste município receberam um abono salárial no qual o mesmo chegou até a R$ 2.600 (dois mil e seiscentos reais) a mais na conta bancária de cada um para os que tem 200 horas.

Será que tudo isso está sendo falado na Câmara Municipal por vereadores que só defedem os seus interesses pessoais?

Fica a pergunta no ar...

Parabéns Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ECLIPSE LUNAR TOTAL - 15/06

O eclipse total da Lua mais longo dos últimos dez anos já começou e pode ser visto pela internet. No Brasil, ele poderá ser observado a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno nos céus brasileiros será de uma hora e quarenta minutos. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47. Assista abaixo ao eclipse, visto em Dubai, com narração em inglês dos astrônomos do Telescópio Slooh:




De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse se dá por causa da posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”, disse ao iG.

A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.

Delicato afirma que o eclipse poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil, principalmente na costa do país. Nuvens no céu e prédios muito altos podem atrapalhar a visualização.

O eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia. A América do Sul terá a melhor visão do fenômeno, que pode ser feita a olhos nus. Observadores da Europa vão perder a primeira parte do espetáculo porque ele vai ocorrer antes do sol se pôr. Ásia e Austrália não vão ver as etapas finais, que vai ocorrer depois do Sol nascer.

PEQUENOS FILMES DA TURMA DA MÔNICA

VÍDEO FEITO COM A MÚSICA EDUARDO E MÔNICA - RENATO RUSSO

terça-feira, 14 de junho de 2011

domingo, 12 de junho de 2011

12/06 - DIA DOS NAMORADOS

12/06 - DIA DOS NAMORADOS


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de Junho

Hoje cerca de 250 milhões de pessoas falam Português no mundo. No Brasil estão 80% desses falantes.

O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Por toda essa importância, seu ensino é obrigatório nos países que compõem o Mercosul.

Língua Portuguesa

Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).

O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar.

A língua portuguesa tem origem no latim vulgar, oral, que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C..

Com a invasão romana da Península Ibérica, em 218 a.C., todos aqueles povos, exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, dando início ao processo de formação do espanhol, português e galego. Esse movimento de homogeneização cultural, lingüística e política é denominado romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, um estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como o português, o espanhol e o francês. Essa fase é considerada a pré-história da língua.

Do século IX ao XII, já se encontram registros de alguns termos portugueses em escritos, mas o português era basicamente uma língua falada. Do século XII ao XVI foi a fase arcaica e do século XVI até hoje, a moderna. O fim do período arcaico é marcado pela publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516. O português em Os Lusíadas, de Luís de Camões (1572), tanto na estrutura da frase quanto na morfologia (o aspecto formal das palavras), é muito próximo do atual

Fonte: UFGNet

10 · Dia da Raça

DIA DA RAÇA. CAVACO SILVA.

O Bloco de Esquerda exigiu hoje que o Presidente da República esclareça o que entende ser “o espírito do feriado” do 10 de Junho, após ter-se referido ao Dia de Portugal como “o dia da raça”.
Em comunicado, o BE manifestou “perplexidade” com o facto de Cavaco Silva ter-se referido ao Dia de Portugal como o “dia da raça”, considerando que o Presidente da República recuperou “terminologia racista e segregadora do Estado Novo”.
“Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, afirmou hoje o Presidente da República, após ser questionado pelos jornalistas sobre a paralisação dos camionistas.

CAVACO SILVA - DIA DA RAÇA

Cavaco Silva falava no final da inauguração de uma exposição colectiva de artistas plásticos portugueses radicados no estrangeiro, um acto inserido nas comemorações do 10 de Junho.

É incompreensível que o mais alto representante da República veicule publicamente a pior imagética do anterior regime, insistindo na existência de um suposto atributo rácico comum à cidadania nacional que merece ser exaltado na sua superioridade”, afirmou o BE.

Para o BE, Cavaco Silva “tem o dever, perante todos os portugueses, de esclarecer as suas afirmações e sobre o que entende ser o espírito do feriado nacional de 10 de Junho”.

A designação oficial do 10 de Junho é, actualmente, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A designação “dia da raça” era utilizada durante o Estado Novo.

JORNAL EXPRESSO DIA 10 DE JUNHO DE 2008.