RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 · Dia da Raça

DIA DA RAÇA. CAVACO SILVA.

O Bloco de Esquerda exigiu hoje que o Presidente da República esclareça o que entende ser “o espírito do feriado” do 10 de Junho, após ter-se referido ao Dia de Portugal como “o dia da raça”.
Em comunicado, o BE manifestou “perplexidade” com o facto de Cavaco Silva ter-se referido ao Dia de Portugal como o “dia da raça”, considerando que o Presidente da República recuperou “terminologia racista e segregadora do Estado Novo”.
“Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, afirmou hoje o Presidente da República, após ser questionado pelos jornalistas sobre a paralisação dos camionistas.

CAVACO SILVA - DIA DA RAÇA

Cavaco Silva falava no final da inauguração de uma exposição colectiva de artistas plásticos portugueses radicados no estrangeiro, um acto inserido nas comemorações do 10 de Junho.

É incompreensível que o mais alto representante da República veicule publicamente a pior imagética do anterior regime, insistindo na existência de um suposto atributo rácico comum à cidadania nacional que merece ser exaltado na sua superioridade”, afirmou o BE.

Para o BE, Cavaco Silva “tem o dever, perante todos os portugueses, de esclarecer as suas afirmações e sobre o que entende ser o espírito do feriado nacional de 10 de Junho”.

A designação oficial do 10 de Junho é, actualmente, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A designação “dia da raça” era utilizada durante o Estado Novo.

JORNAL EXPRESSO DIA 10 DE JUNHO DE 2008.