RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Frente contra divisão do Pará faz carreata na capital do Estado.

Personalidades opinam sobre a divisão do Pará

A frente contra a criação do Estado do Carajás realizou neste domingo (30) a sua primeira carreata na capital do Pará. Foram distribuídos cerca de 10 mil adesivos e 20 mil jornais.

A carreata reuniu aproximadamente cem veículos atrás de três trios elétricos. Durante cerca de quatro horas, eles percorreram ruas tanto de bairros da periferia quanto de áreas nobres da cidade.

O presidente da frente, deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), disse que a campanha de rua será intensificada a partir da próxima semana, tanto em Belém quanto no interior.

Ele afirmou que a concentração dos favoráveis à divisão no interior não tem sido um empecilho à atuação da frente fora da capital. “Estive em Tucuruí e lá tem espaço pra gente também. Não houve nenhuma hostilidade”, disse.

Para o deputado, a campanha contra a divisão precisa atingir as áreas emancipacionistas para que a população de lá não se decida com base apenas nas informações das frentes pela criação dos Estados do Carajás e Tapajós.

Durante a carreata de hoje, foi distribuído o primeiro informativo produzido pela frente contra Carajás. A tiragem é de 100 mil exemplares e aponta as “muitas razões” para o eleitor dizer não à divisão.

O material tem oito páginas, onde são pontuadas as possíveis perdas geradas pela criação de mais dois Estados. Uma delas é a do território paraense, que ficará com 17% da área atual. Outro é a concentração das riquezas minerais em Carajás.

O informativo aponta, ainda, o alto custo dos Estados novos e a concentração dos recursos na manutenção da máquina pública. “Só com máquina administrativa seriam gastos mais de R$ 1 bilhão por ano. Que dinheiro sobraria para a educação, saúde e segurança?”, diz um trecho.

O material foi bem recebido pelos que assistiram a passagem da carreata. Mas isso não garantiu adesão à carreata, que chegou ao final com o mesmo público reunido na saída.

Na Praça da República, um dos pontos de parada do grupo e um dos locais mais movimentados da capital aos domingos, a atenção à manifestação foi tímida. Poucos, por exemplo, pararam para se informar sobre o que estava acontecendo.

Porém, muitos dos que passeavam no espaço disseram que já estavam decididos. A maioria, como vendedor de algodão doce, José Clecion Teles, de 55 anos, disse ser contra a divisão.

“Por que não dividem o Amazonas que também é grande? Sou contra a divisão e vou votar contra. Não acredito que vai melhorar alguma coisa dividir”, comentou.