RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

domingo, 11 de março de 2012

A TERRA É FASCINANTE


A Terra localiza-se no sistema solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol. O sistema solar, por sua vez, situa-se na periferia da Via Láctea — uma galáxia que, além do Sol, possui outras 200 bilhões de estrelas. A Via Láctea, no entanto, é apenas uma entre bilhões de galáxias que integram o universo. A Terra, portanto, é um pequeno mundo dentro da vastidão do cosmo. Pequeno, mas precioso — afinal, é a nossa casa e, pelo que se sabe até hoje, o único lugar a abrigar formas de vida.
Terra
Com temperaturas amenas e ambiente relativamente estável, é o único planeta conhecido a abrigar água líquida, elemento que, juntamente com a presença de oxigênio, foi fundamental para propiciar o desenvolvimento de formas de vida tal como a conhecemos.
A FORMAÇÃO DA TERRA
Por mais estranho que possa parecer, o nosso planeta originou-se de gás e poeira cósmica, há cerca de 4,6 bilhões de anos. No início, era um mundo quente e bombardeado por cometas e meteoros.
A Terra primitiva deve ter sido algo parecido com a visão que muitos têm do inferno. O planeta era uma grande bola de fogo, constantemente bombardeado por corpos celestes - como cometas e asteróides -, com intensa atividade vulcânica, sem oxigênio no ar, sem água e sem vida. Para transformar-se no mundo que hoje conhecemos, com abundância de água líquida, atmosfera respirável, extensos trechos de terra firme e uma incrível diversidade biológica, foram necessários centenas de milhões de anos. Por meio de datações radioativas e outras técnicas é possível estimar que a idade das rochas terrestres mais antigas seja de aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Alguns cientistas acreditam ser estas as evidências mais remotas, porque foi nesse período que cessaram os choques de grandes corpos espaciais com a Terra. Calcula-se que o planeta tenha se formado há cerca de 4,6 bilhões de anos, simultaneamente à evolução dos demais planetas do sistema solar.
Nuvem de gás e poeira
O Sol, os planetas e tudo o que existe no sistema solar teria se originado a partir de nuvens de gás e poeira cósmica, em torno das quais foram agregando-se, com o tempo, materiais sólidos vindos de choques e fragmentos de rocha cada vez maiores. O mesmo processo foi responsável pela formação da Terra. Uma combinação de elementos químicos teria gerado um intenso calor, fazendo da Terra uma enorme massa esférica pastosa. Os materiais mais densos, ricos em ferro e níquel, foram empurrados em direção ao núcleo da Terra pela força da gravidade. Os menos densos chegaram à superfície e cristalizaram-se, formando a primeira crosta terrestre, acima de outra camada mais densa, chama¬da de manto.Durante o processo de resfriamento dessa esfera incandescente, gases e vapores eram jogados para a atmosfera.
Além disso, durante mais de 500 milhões de anos, todos os novos componentes do sistema solar foram bombardeados por cometas e asteróides, que se chocavam violentamente contra a superfície dos planetas. A abundância de vapor d'água, em razão dos sucessivos choques com os corpos, provocou sua condensação, e chuvas ininterruptas formaram os lagos, lagoas, mares e um oceano, que envolvia a terra firme. A presença da água foi fundamental para o surgimento da vida na Terra.

Dados:

Terra
Distância média do Sol:
149,6 milhões de km
Diâmetro:
12.756 km
Variação da temperatura na superfície:
De -50°C a 58°C
Rotação:
1 dia
Translação:
365 dias