RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

18/05 DIA NACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Participe!! Confira abaixo

Eventos no Parque da Cidade marcam o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No próximo domingo (18) a partir das 8h30, o Parque da Cidade, em Brasília, será palco do "Show pela Vida, Contra a Violência", que marcará o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. O encontro acontece próximo aos pedalinhos e reunirá diversas atividades culturais, pela manhã (confira a programação abaixo).

As atividades são organizadas pelo Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

"Essas atividades têm o objetivo de mobilizar a sociedade para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual, e criar oportunidades para integrar as autoridades dos poderes públicos", afirma Karina Figueiredo, secretária técnica do Centro De Referência, Estudos E Ações Sobre Crianças E Adolescentes (Cecria). Segundo ela, a proposta inclui criar acordos, compromissos e pactos que possam barrar as atrocidades que ocorrerem com milhares de meninas e meninos vitimizados pelo abuso sexual intrafamiliar e pela exploração sexual comercial no Brasil.

As atrações do Show pela Vida serão protagonizadas por crianças, adolescentes e jovens que estarão com camisetas pretas, que expressam o luto pelas vítimas da violência. Acompanhados de um grupo musical, mil crianças e adolescentes farão a revoada de balões coloridos, simbolizando os novos tempos de esperança, com direito ao desenvolvimento de uma sexualidade protegida e livre de abuso e exploração.


Porque do 18 de Maio?

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2008 completa 35 anos, permanece impune.

Há oito anos a sociedade civil e o poder público organizam atos em todo o Brasil para marcar esse dia, conhecido como Show pela Vida, Contra a Violência.