RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

‘Evite o acúmulo de matérias’, sugere pedagoga


Andrea Ramal participou do chat do Fantástico tirou dúvidas de pais e alunos de como organizar melhor os estudos de crianças e adolescentes.
 
Com o final da temporada de férias, todos os anos, pais e alunos se veem diante de uma verdadeira guerra: a volta às aulas. Pais cada vez mais atarefados muitas vezes não conseguem acompanhar de perto o desempenho das crianças. E do lado dos filhos, além das dificuldades comuns à idade se somam um mundo de entretenimento e novidades tecnológicas que podem acabar prejudicando os estudos e o boletim no final do ano.

O Fantástico convidou a pedagoga Andrea Ramal para dar dicas de como organizar os estudos em casa e se tornar um aluno ideal. A especialista participou também de um chat após o programa no último domingo (11) e tirou dúvidas de pais e alunos. Leia abaixo, os principais trechos da entrevista:

Dicas para organizar melhor o tempo para os estudos
“A melhor maneira para se organizar é fazer um planejamento dia a dia e se possível hora a hora. É saber como você vai usar cada hora do seu dia e principalmente aquelas que vai dedicar aos estudos. O planejamento, se possível, deve ser colocado no papel e deve ser seguido. Outra dica é escolher sempre o horário nobre para o estudo, que é o horário onde a pessoa pode render melhor.”

Melhor maneira para estudar no dia-a-dia
“Isso depende muito de pessoa para pessoa. Quem estuda a mente humana diz que tem gente que aprende melhor lendo em voz alta, outros sublinhando as partes mais importantes ou ainda escrevendo a matéria. O horário também varia. A primeira dica é encontrar qual é a rotina de estudo que rende mais para a pessoa então se organizar em função disso. Levando em conta também que se deve dar atenção a todas as matérias.”

Evitar o acúmulo de matérias
“É fundamental, imagine, por exemplo, um atleta que vai correr uma maratona. Caso ele deixe para treinar o corpo nos últimos dias não vai conseguir correr os 42 km. É importante ir se preparando ao longo do tempo para que renda melhor no dia dos exames.”

Incentivar o gosto pela leitura
“Começa pela infância, em casas em que há pais leitores, existe uma probabilidade maior de que os filhos também gostem de ler. Não adianta mandar o seu filho ler e nunca estar com um jornal ou revista na mão. A primeira coisa é dar o exemplo. No caso das crianças pequenas, pode-se organizar um momento de leitura em conjunto e tentar tornar a leitura um momento divertido. E quando forem crianças um pouco maiores, deixá-las escolher seus livros. É importante usar a criatividade para tornar a leitura um momento agradável.”
Internet pode atrapalhar os estudos
“Depende de cada pessoa, é preciso avaliar a sua concentração frente a essa conexão permanente. Vivemos numa época em que não dá para nos separarmos de instrumentos tecnológicos, mas também sabemos que as pessoas com isso estão ficando mais dispersas. Se esse for o caso, negocie com você mesmo, desconecte durante algumas horas. No final, você vai curtir muito mais a rede social, porque você já terá cumprido a sua obrigação e terá que estudar menos, pois o estudo terá rendido mais.”

Idade ideal para se colocar uma criança na escola
“Hoje se defende que a pré-escola é muito importante para o desenvolvimento da criança. Então, eu diria que o quanto antes. Uma criança matriculada em uma boa pré-escola terá a oportunidade de se desenvolver através de brincadeiras e jogos educativos, monitorados por educadores, o que é melhor do que deixá-la com alguém ou em casa que não tem a preparação pedagógica para isso. Mas claro que isso depende de cada família e do plano pedagógico que se pretende para os filhos.”

Distração nas aulas
“A primeira mudança é do próprio aluno. Mas também é necessário avaliar se isso acontece só com um aluno ou com a turma toda. Se for com a turma inteira, pode ser que haja um problema nas aulas, que sejam pouco interessantes ou pouco interativas. Só o professor falar e os alunos ficarem ouvindo durante 4 ou 5 horas na escola? Isso não também não pode acontecer. A melhor ideia é os que alunos conversem com os professores sobre como as aulas podem melhorar: como é que alunos e professores podem construir o conhecimento juntos e de uma maneira mais motivadora?”

Filhos em período de recuperação
“Não é mais o momento de dar bronca ou tripudiar. Este momento, que é difícil para a criança ou adolescente, é de mostrar seu apoio e que você acredita no potencial dela. E também dar toda a força para que o seu filho vença aquele momento. Agora, isso não significa que depois você não possa ter uma conversa séria, mostrar as razões para que isso tenha acontecido e fazer junto com seu filho um planejamento para que o fato não se repita mais.”

Dificuldades de memorização
“A educação mudou um pouco, não se precisa mais memorizar tanto conteúdo, a gente precisa é aprender o sentido das coisas. Se escola exige a ‘decoreba’ nas provas, é preciso repensar este conceito. Hoje em dia, é preciso aprender para que o conteúdo fique retido na memória. Então, vamos tentar parar de decorar e entender o verdadeiro significado daquilo que está se aprendendo.”

Rever a matéria pouco antes das provas
“Isso depende de cada pessoa. Tem gente que gosta de estudar até a véspera e depois fechar tudo e arejar a cabeça. Já outras pessoas preferem estudar até pouco antes do início da prova. Eu diria que é preciso analisar o que está dando certo e continuar fazendo. Mas lembre-se de estudar ao longo do tempo e nunca no último momento.”

Como prestar atenção na matéria que não gosta
“A nossa escola ainda tem conteúdos que nem sempre estão próximos da nossa vida e por isso muitas vezes parecem pouco interessantes. Mas eu poderia dizer que tudo o que está no currículo escolar, em geral, está por alguma razão. Então, você pode procurar, além do que está sendo falado em sala de aula, o que tem sido pesquisado em cada uma dessas áreas. Certamente irá encontrar artigos e notícias interessantes que fazem relação da matéria com a sua vida prática.”

Quanto tempo estudar por dia
“Em primeiro lugar depende muito da pessoa, algumas têm maior facilidade, estudam menos horas e conseguem se sair bem. Outras precisam realmente de mais tempo para ter um rendimento igual a estas primeiras. Mas isso varia também de acordo com a cultura do país, para se ter uma ideia, na Coreia do Sul, que um dos mais países melhores avaliados em relação à educação de qualidade, os alunos estudam em média, além da escola, em torno de 7 a 8 horas por dia. Já no Brasil, a média não chega nem a metade disso. Também depende muito dos objetivos de vida de cada pessoa. Eu diria que é interessante que as pessoas estudem em torno de 2 horas por dia quando estão no Ensino Fundamental. E no Ensino Médio entre 3 e 4 horas por dia.”