RETORNO

O BLOG ESTÁ VOLTANDO A TODO VAPOR.... AGUARDE...
Sejam Bem-Vindos ao Blog Oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Gomes" / Santa Luzia do Pará-PA / Rua: José Cirino Nº. 520 / CEP: 68644-000 / Fone: (91) 3445-1476 / Email: escolajoaogomes@gmail.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

Organização, planejamento e envolvimento dos pais melhoram desempenho dos alunos

Fantástico mostra uma receita de ouro para você mandar bem o ano todo e exibir para quem quiser ver aquele boletim nota 10!

Que tipo de aluno você é? “Eu estudo a matéria que a professora dá no dia e eu não gabarito as provas. Eu tiro 7 ou 8, no máximo”, conta Deborah Senda, de 12 anos.

“Se chegar em casa, eu me distraio. Vou para o computador ou vejo filme”, comenta Wallace Araújo, de 17 anos.

A pequena Diana acabou de começar o 2º ano. Wallace está fazendo o 1º ano do Ensino Médio. Débora está no 8º ano do Ensino Fundamental. Todos são alunos como você ou seu filho. Quando o assunto é estudar, o cenário é sempre o mesmo.

“Não tem como estudar e ver televisão ao mesmo tempo”, reclama a mãe de Wallace.

Não adianta: são pais de um lado e filhos de outro. “Perde o videogame, perde direito de jogar no computador”, diz a mãe de Diana.

Para ajudar nessa verdadeira guerra entre pais e filhos, o Fantástico convidou a pedagoga Andrea Ramal para dar as dicas de como organizar os estudos dentro de casa e se tornar o aluno ideal.

Logo de cara, ela já manda a primeira: “Quanto mais os pais se envolvem no acompanhamento escolar, melhores são as notas, melhor vai ser o rendimento”, afirma a pedagoga.

A mãe de Wallace trabalha fora o dia todo, e enquanto ele fica sozinho em casa, é videogame, televisão ligada...

O resultado? “Eu repeti ano passado”, lamenta Wallace. “Eu converso com ele. Não quero vendo televisão, assistindo à televisão. Vai estudar para a prova”, diz a mãe.

“Dia de prova, no máximo, 20 minutinhos eu dou uma olhada”, confessa Wallace. “Vinte minutinhos? Muito pouco”, diz a pedagoga Andrea Ramal. “Minha mãe cobra bastante: ‘Wallace, estuda um pouco mais’”, conta o jovem.

“Em vez de estudar só 20 minutos, estudar por uma hora ou uma hora e meia. Assim o estudo rende mais e você poderia até se concentrar melhor. Então, você vai ver que chega na hora da prova, você se sente muito mais seguro e aí se dá bem. Que tal seguir essa dica?”, sugere a pedagoga.

Essa dica a Deborah já está seguindo. “Eu chego em casa e eu estudo a matéria do dia por uma hora e meia ou duas horas”, diz. Na casa dela, o problema é a internet. “Se eu deixar, ela fica o tempo inteiro no computador”, reclama a mãe.

Mãe e filha fizeram um trato. “Eu tiro tudo do quarto: mp3 e notebook. Guardo e só devolvo depois que ela fizer as três horas de estudo que a gente combinou”, afirma a mãe de Débora.

Só que aí apareceu outro problema: “Quando pega o livro pra marcar, destacar o texto, eu faço na cama. Tem horas que a coluna e o pescoço doem”, diz Deborah.

“Não é muito indicado você fazer deveres e estudos muito prolongados na cama, deitada. Procura um lugar mais confortável para fazer isso, por exemplo, uma mesa de trabalho”, recomenda a pedagoga.

Outra dica importante é saber organizar os horários: “Sabe uma coisa que funciona bem? Você fazer um quadro com seus horários da semana. E aí você vai conseguir ao longo da semana dar conta de todas as matérias”, ensina.

Deborah já sacou a importância desse planejamento. “Chego em casa e estudo. Para não acumular matéria. Senão, antes da prova, fica aquele bando de matéria para estudar e acaba não dando para estudar tudo”, conclui.

Dar um fim na bagunça também é fundamental. “Eu tenho uma escrivaninha, aqui estão meus livros”

Livros, canetas, tudo tem o seu lugar. o que já não acontece lá na casa da Diana.

“Eu boto direto na mochila ou às vezes eu boto aqui embaixo”.

A escrivaninha foi comprada quando ela ainda era pequena. Mas ela cresceu, e o volume de dever de casa também. “Eu recomendo uma mesa um pouco maior para você poder espalhar seus livros, seu material escolar e pesquisar mais confortável. Aí vai facilitar a consulta e isso também vai ajudar para evitar dispersão. Olha o tempo que ela vai economizar para procurar as coisas. Colocando tudo num lugar fica tudo organizado”, acrescenta a pedagoga Andrea Ramal.

http://tinyurl.com/882uza6